Topo
pesquisar

Teófilo de Antioquia

Biografia

PUBLICIDADE

Patrístico do período pré-nissênico originário da Antioquia, considerado o último apologista de renome do Século II e o único, dentre eles, elevado ao episcopado, pois segundo Eusébiode Cesaréia (263-340) era conhecido como o sexto bispo da Igreja de Antioquia, depois dos apóstolos.

Seus dados biográficos são pouco conhecidos, porém se acredita que pertencia a uma família pagã, que recebeu excelente educação grega e converteu-se ao cristianismo já adulto, através da leitura das Sagradas Escrituras dos santos profetas. Embora nada se saiba a respeito de sua morte ou de outros detalhes ou circunstâncias de sua vida, pode-se afirmar que era bispo de Antioquia (169-170).

Também parece que sua produção literária foi bastante vasta, embora pouca coisa tenha sido registrada pelos historiadores. Sabe-se que foi o autor do A Autólico, elaborado na segundo metade do século II.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/

Ordem T - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Teófilo de Antioquia"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biografia/teofilo-de-antioquia.htm>. Acesso em 30 de abril de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA