Topo
pesquisar

Sebastião Caboto

Biografia

PUBLICIDADE

Cartógrafo e explorador inglês nascido provavelmente em Bristol, Inglaterra, para outros em Veneza, Itália, de destaque na história da Inglaterra no posse e colonização do Novo Mundo. Participou com o pai, João Caboto, da primeira expedição inglesa à América do Norte, que resultou no descobrimento do Labrador, da Groenlândia e da Nova Inglaterra. Na volta foi nomeado cartógrafo do rei Henrique VIII, e acompanhou as tropas que ajudaram Fernando II de Aragão na guerra contra os franceses (1512).

Foi contratado (1516) por Carlos V, imperador do Sacro Império Romano-Germânico, tornando-se piloto-mor (1518-1521), encarregado de aprovar e instruir novos pilotos, organizar expedições e reelaborar mapas existentes a partir de novos descobrimentos. No comando de uma expedição espanhola destinada ao Oriente, a desviou para explorar o rio da Prata, o Paraguai e o Uruguai (1525). Chegou ao litoral catarinense (1526), e ao publicar seus mapas referentes àquela expedição denominava a Ilha de Santa Catarina de "porto dos Patos". Mas o nome de Santa Catarina dado à ilha, apareceu pela primeira vez (1529).

No mapa-mundi de Diego Ribeiro. Há divergências quanto a quem se atribuir a denominação de Santa Catarina. Por causa deste episódio, quando voltou à Espanha, foi preso e desterrado para a África. Depois de reabilitado pelo rei, no fim da vida, passou a trabalhar para a coroa inglesa, onde chegou a organizar uma expedição para buscar um caminho mais curto para o Oriente, pelo norte da Europa, que a despeito do fracasso da idéia inicial serviu para intensificar o comércio com a Rússia, e morreu em Londres.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/  

Ordem S - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Sebastião Caboto"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biografia/sebastiao-caboto.htm>. Acesso em 01 de outubro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA