Topo
pesquisar

Manuel da Costa Ataíde

Biografia

PUBLICIDADE

Pintor brasileiro nascido em Mariana, MG, contemporâneo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e considerado o maior expoente da pintura barroca mineira e brasileira. Seu primeiro trabalho conhecido é a encarnação de duas imagens de Cristo para o santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas MG (1781). Realizou uma obra refinada, fecunda e significativa na decoração de igrejas e dos painéis e telas que deixou em 18 igrejas de Minas Gerais, sua obra mais famosa é a pintura do teto da igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, representando a assunção da Virgem.

Fez vários trabalhos em conjunto com o Aleijadinho, e como seus contemporâneos, inspirou-se em estampas e gravuras de missais, mas soube enriquecer com imaginação seus moldes, usando recursos típicos do barroco: colunas, frontões, volutas, conchas, vasos e flores. Reconhecido por seu talento em vida, recebeu um atestado de professor das artes da arquitetura e da pintura (1821), ano em que requereu a criação de uma escola de belas-artes em Mariana. Sua última obra conhecida é A Ceia, do salão nobre do Colégio do Caraça, concluída pouco antes de morrer, em Mariana.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/

Ordem M - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Manuel da Costa Ataíde"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biografia/manuel-da-costa-ataide.htm>. Acesso em 03 de maio de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA