Topo
pesquisar

Lao-tzu

Biografia

PUBLICIDADE

Filósofo chinês nascido no norte da China, fundador do taoísmo, uma das religiões mais antigas e importantes da China. Também traduzido como Lao-tsé ou Lao-tzu, também pode ter sido um shih, isto é, arquivista, historiador e astrólogo na corte da dinastia Chou, a ele é atribuída a autoria do Daode Jing, o chamado Livro da razão suprema, a bíblia taoísta.

Sua doutrina defendia a existência de um princípio supremo, o tao, que regeria o curso do universo. Todas as coisas têm origem no tao, obedecem ao tao e finalmente retornam ao tao, que pode ser descrito como o absoluto, a ordem do mundo e, enfim, a natureza moral do homem bom.

Segundo o historiador Sima Qian, depois de ter escrito seu livro, o Daode Jing (Livro da razão suprema, livro taoísta fundamental, o filósofo partiu e ninguém sabe o que foi feito dele.Também alude a pessoas com as quais foi posteriormente identificado, razão pela qual a história diz ser possível que tenha vivido 150 anos ou até mais de 200.

O pensamento aconselhou aos governantes agirem uma linha política liberal e pacifista, intervindo o mínimo possível na vida das pessoas. Después de seu desparecimento, sua filosofía laica transformou-se em uma religião, o taoísmo.

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/  

Ordem L - Biografia - Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Lao-tzu"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biografia/lao-tzu.htm>. Acesso em 03 de dezembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA