Topo
pesquisar

Caranguejo (Classe Malacostraca)

Animais

PUBLICIDADE

Reino Animalia
Filo Arthropoda
Classe Malacostraca

 

Os caranguejos são artrópodes pertencentes ao Subfilo (ou Superclasse) Crustacea, Classe Malacostraca e Ordem Decapoda ou Brachyura – que em alguns sistemas de classificação se apresenta como Infraordem Brachyura. Tais animais possuem corpos revestidos por carapaça.

Vivem nas regiões litorâneas de todo o mundo, sendo algumas espécies encontradas em manguezais, como o caranguejo-uçá (Ucides cordatus), o aratu (Goniopsis cruentata) e o guaiamum (Cardisoma guanhumi), que vive nas bordas de tal ecossistema. Alimentam-se principalmente de peixes e matéria orgânica morta. A coloração é variável, mas são mais facilmente encontrados caranguejos em tons amarelos, vermelhos, marrons e azulados.

Muito semelhantes aos siris, a diferença entre eles está em suas patas locomotoras: as dos siris apresentam-se em forma de pá, auxiliando na natação; e nos caranguejos, elas se apresentam em forma de unha, auxiliando na locomoção terrestre.

Tais animais são bastante utilizados na culinária, em diversos pratos e aperitivos e são importantes componentes para a geração de renda de comunidades que ali vivem. Entretanto, os fatores climáticos, o avanço imobiliário e a construção de portos em áreas de mangues, com a consequente perda de habitats, a poluição e a captura indiscriminada e não seletiva dos caranguejos – incluindo aí, até mesmo, a utilização de seus filhotes como isca para a pesca de peixes – podem comprometer suas populações. Quanto a este último aspecto, trabalhos de Educação Ambiental visando à sustentabilidade dessa atividade e garantias de melhores condições de vida às pessoas que estão inseridas em tal contexto são medidas que podem ser muito eficazes.

Em outubro de 2010, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, lançou um selo de certificação, o Caranguejo Verde, para ser agregado a tais crustáceos cujos processos de captura, estocagem, transporte e venda tenham sido feitos em condições satisfatórias. Tal certificação levanta uma série de desafios, inclusive a inclusão e capacitação das comunidades humanas envolvidas no processo.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Caranguejo (Classe Malacostraca)"; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/animais/caranguejo.htm>. Acesso em 29 de setembro de 2016.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA