Topo
pesquisar

Aspectos naturais da África do Sul

África do Sul

Cordilheiras Karoo, uma das paisagens da África do Sul
Cordilheiras Karoo, uma das paisagens da África do Sul
PUBLICIDADE

O território da África do Sul está localizado no extremo sul do continente africano, limitando-se ao norte com a Namíbia, Botsuana e Zimbábue; a nordeste, com Moçambique e Suazilândia. Existe um pequeno país encravado no meio da África do Sul, Lesoto. O território sul-africano possui aproximadamente 2.500 quilômetros de litoral.

A África do Sul apresenta paisagens variadas, a seguir as principais características do relevo, clima, vegetação e hidrografia do país.

A superfície do território (relevo) sul-africano exibe acidentes geográficos. Na região oeste do país há um grande planalto, em parte dele existe um deserto, e no restante, pastagens e savanas. Na porção sul está a Cordilheira do Karoo, já a leste situa-se a maior cadeia de montanhas de todo sul do continente africano.

Ao longo do território da África do Sul são identificados vários tipos de climas, como tropical (abrange maior parte do país), mediterrâneo (sul), árido tropical (norte) e de montanha (oeste). Geograficamente, o país está localizado quase todo na zona temperada. O Sol brilha em grande parte do ano, salvo os períodos chuvosos. No verão a temperatura supera os 32°C.

Existem diversos tipos de coberturas vegetais na África do Sul, como mediterrânea no sul, florestas tropicais ao longo dos rios, savanas e estepes, esse último na área de desertos, especialmente, o Kalahari.
A hidrografia do país é composta por importantes rios, os principais são: Fish, Incomati, Limpopo, Maputo, Vaal, Orange, Apies e Bell.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Aspectos naturais da África do Sul "; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/africa-do-sul/aspectos-naturais-africa-sul.htm>. Acesso em 21 de novembro de 2017.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA